01/05/2014

Exhibition Favela! Você mesmo faz! (Favela! You do it yourself!)

Opening of Favela! Você mesmo faz!, an interactive exhibition about urbanism in the Favela.

Summary in English: Opening of Favela! Você mesmo faz!, an interactive exhibition with small models, designs of large interventions, film and photography about urbanism in the Favela.

The exhibition is a result of the artistic and research residency of Dutch urban engineer Manoe Ruhe and American arquitecture student Ben Stokke, and has contributions from the faculty of architecture and urbanism FAU of the UFRJ University, Dutch photographer Martin Dijkstra and co-founder of Barraco#55 Ellen Sluis. The exhibition shows different activities and models, like designs and a scale model, of the favela, and invites the residents to co-create a future destination for the open spaces in their community.

 

Portuguese:

 

Abertura de "Favela! você mesmo faz"; uma exposição interativa de modelos de pequenas e grandes intervenções nas ruas do complexo do alemão.

Resultado da residência de Manoe Ruhé e Ben Stokke no Barraco #55. A exposição mostra com diferentes atividades e modelos, como desenhos e uma maquete do lugar, como o morador mesmo pode fazer melhoras para o presente e o futuro da sua comunidade.

A abertura da exposição acontecerá no dia 13 de abril 2014, de 15h ate 19h, no espaço Barraco#55, Complexo do Alemão, e terá música, comidas e bebidas! (o lucro será investido na programação cultural do espaço)

Ao longo da exposição (pelo menos um mes) terá eventos todos os fins de semana, como cinema, música, oficinas, e mais. fique informado através do facebook.com/barraco55 !

 

Dias de funcionamento da exposição:

Sexta 17-22 hs

Sábado 15-19 hs

Domingo 15-19 hs

 

Endereço é rua da assembleia n°9, complexo do alemão, perto da estação de teleférico Itararé. O modo mais fácil de chegar é pegando o teleférico em Bonsucesso e descendo na estação do itararé. Outra maneira é pegando uma Kombi na estação de metro Inhaúma até a igreja da assembleia de alvorada. Veja www.barraco55.org/contato para mais informações.

 

-----

 

Trabalhos da exposição/colaboradores:

Manoe Ruhe, engenheira e urbanista

A Rua da Assembleia é a rua principal da Alvorada. Ela é uma rua animada, cheia de empreendedores e caraterísticas especial. Os desenhos dela mostram como por pequenas e grandes intervenções esses caraterísticas podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida, juntos aos empreendedores e os moradores, e como todos serão beneficiados.

Ben Stokke, estudante de arquitetura.

O Complexo do Alemão foi historicamente um ambiente de muito verde, saudável, com um amplo espaço para a agricultura. No entanto, ao longo dos anos os espaços do Complexo do Alemão foram preenchidos com novas construções que eliminaram o ambiente natural. O trabalho do Ben explica os benefícios do espaço verde urbano e agricultura urbana para as comunidades do Complexo do Alemão e pede novos projetos de desenvolvimento para trazer o ambiente natural de volta ao Complexo do Alemão! A exposição conta com alguns projetos para a agricultura urbana e espaços verdes ao longo dos espaços abertos da Rua de assembleia e proporciona um fórum em que os moradores podem expressar suas preocupações, dúvidas e ideias sobre projetos de desenvolvimento futuro no Complexo do Alemão.

Também contara com trabalhos de:

Martin Dijkstra, fotografo

Fotografia do Martin Dijkstra: Fotografo holandês Martin Dijkstra retratou a variedade e a cor das lojas dos comerciantes locais da Alvorada.

Ellen Sluis, documentário

O documentário Prato do Dia da Ellen Sluis é um relato do dia a dia em volta de um lixão na Alvorada.

Participantes oficina Inovaurbe, Fau, PROURB, UFRJ

Projetos finais da oficina Inovaurbe da FAU, PROURB, UFRJ; workshop que pesquiso o uso potencial dos espaços desocupados que surgiram no lugar dos postes do teleférico do Alemão, entre as estações de Itararé e Palmeiras.

 

Barraco#55

O barraco #55 é um centro de arte e pesquisa no complexo do alemão, na zona norte de rio. Pesquisadores, estudantes e artistas podem ficar no polo cultural para explorar, em colaboração com a comunidade, temas locais, como o projeto de pacificação nas favelas do Rio, tecnologia, arte e sustentabilidade, de forma teórica assim como de forma prática… desde janeiro 2014, o barraco #55 abriu um novo espaço pra praticas artísticas e eventos culturais. www.barraco55.org

 

----

 

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/481420465291338/

Site: www.barraco55.org

e-mail: nos@barraco55.org

telefone: 971844850 / 971844465

 

 

 

Exhibition Favela! Você mesmo faz! (Favela! You do it yourself!)

Posted by:
Barraco#55